Para quem acabou de descobrir que ama cozinhar. Para quem cozinha há um tempão. E para quem quer aprender. Receitinhas gostosas e fáceis, dicas e truques. Você manda e nós publicamos.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lasanha vegetariana

imagem: daqui

Minha receitinha especial para o Dia das Mães foi uma deliciosa lasanha de brócolis e queijo ao molho branco, um verdadeiro primor! E hoje vim compartilhar essa receitinha-moleza-que-só.

Às vezes, fico meio sem inspiração para cozinhar no domingão, principalmente porque cozinho todo-santo-dia-que-Deus-nos-dá, e, no dies Dominicus, prefiro colocar as pernas para cima um tiquim em vez de ficar horas e horas na cozinha. É justo, não? ;)

Vamos à lasanha. Eu tinha brócolis na geladeira. Numa família de 3 pessoas, sendo que uma delas come meia refeição, um mol de brócolis dura 3 ou 4 dias. E não há ser vivente que aguente comer a semana inteira brócolis, a não ser que seja uma cabra, ou uma galinha, ou um ser vegetariano adepto dos poderes anti-cancerígenos do brócolis. Bom, aqui em casa comemos essa couve (fiquei sabendo pela Wikipedia que o brócolis é um tipo de couve) só de vez em quando, mas agora, sabendo que ele tem 5 vezes mais cálcio que o leite de vaca, vamos aderir ao brócolis definitivamente!

Bom, eu dizia que tínhamos brócolis na geladeira, e eu, nenhuma vontade de cozinhar nada. Preguiça domingueira, somada ao dia das Mães, e ao aniversário de 37 outonos muito bem vividos. E então, me veio à cachola a ideia de caprichar na lasanha. A receita é simples, é rápida, e, de verdade, é a lasanha mais gostosa que já provei até hoje, meus caros! Não é pra me gabar, não, mas ficou dos Deuses!! 

Uma das grandes vantagens deste prato é que não é preciso cozinhar a massa da lasanha antes, é só aumentar a quantidade do molho que a lasanha cozinha direto no forno! Este é o "pulo do gato", meus caros!

Ingredientes:

1 pacote de lasanha de 500 g 
300 gramas de queijo muçarela
100 gramas de queijo parmesão
1,5 litros de leite
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 colher de sopa bem cheia de maizena
Sal a gosto
1 mol de brócolis
Uma colher de sopa de óleo ou azeite de oliva
Meia cebola branca picadinha


Antes de preparar o prato: 

1. Dissolva a maizena no leite, e reserve. 
2. Rale o queijo parmesão. 
3. Pique o brócolis em pedacinhos pequenos: flores, talos e folhas. 
4. Pique a cebolinha em cubinhos pequenos.
5. Para quatro pessoas, use metade do pacote de lasanha. 

Modo de preparo:

  • Molho branco: Doure a cebola picadinha em um pouquinho de óleo (pode ser canola, girassol, milho ou o bom azeite de oliva). Depois, acrescente o leite previamente misturado à maizena e mexa sem parar, até engrossar um pouquinho. Quando esse creme estiver um pouco mais grossinho, acrescente a manteiga, e o queijo parmesão ralado. Mexa sempre, até o queijo derreter completamente. Prove se está bom de sal. Se for preciso, acrescente a quantidade de sal desejada. Apague o fogo e reserve. 
  • O prato: Em uma forma de alumínio, ou refratário, coloque duas conchas do molho branco, ou a quantidade suficiente para "forrar" o fundo. Distribua a primeira camada da lasanha crua. Coloque um pouco mais de molho. Distribua a primeira camada de brócolis e cubra com uma camada de fatias de queijo muçarela. Acrescente mais molho, depois a segunda camada de lasanha, e sucessivamente vá colocando as mesmas camadas do princípio: molho, brócolis, queijo muçarela e molho. A última camada será de queijo muçarela e brócolis. Leve ao forno médio por 40 ou 50 minutos, até que o queijo esteja bem derretido.
A lasanha cozinha diretamente no molho. Acabou-se aquele sofrimento de cozinhar massa de lasanha, esticar em cima de pano de prato e depois transportar para a forma. Agora é tudo prático, rápido e (quase) sem sujeira. E a lasanha fica respeitável.

Dicas úteis para os comensais com dieta sem sal/sódio e gorduras e gente que não curte brócolis:
  • Se você acha os queijos muito salgados, experimente fazê-la com ricota em vez de parmesão, e tempere com um pouquinho de noz moscada, para dar um saborzinho bom.   
  • O brócolis pode ser substituído por espinafre, também fica delicioso. Dá para experimentar com mostarda, imagino que fique bom também.
  • Dá para usar leite desnatado e manteiga sem sal.
  • Imagino que fique bom também com massa integral, depois experimento e venho contar.
Bom proveito e até a próxima!

Saudações gourmandes,

Biazinha







Nenhum comentário:

Postar um comentário