Para quem acabou de descobrir que ama cozinhar. Para quem cozinha há um tempão. E para quem quer aprender. Receitinhas gostosas e fáceis, dicas e truques. Você manda e nós publicamos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fresa y chocolate / Morango e chocolate


Fresa y chocolate. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío

Ótimo filme cubano que discute as dificuldades da vida austera de quem habita a pequena ilha caribenha mas não perde a poesia e a intensidade. Mas não vim falar disso.

O título, Fresa y chocolate - Morango e chocolate, em português -, faz referência ao sabor do famoso sorvete que é vendido em Havana. Diego, um dos personagens principais, encontra o outro protagonista - David - nessa sorveteria, e se aproxima dele, tentando conquistá-lo. O diálogo, no qual faz-se menção constante ao sorvete que dá nome ao filme, leva a outros momentos em que os alimentos cubanos serão retratados. A cena mais bacana do filme é quando Diego oferece a David e a uma amiga um jantar especial: ele o batiza de  "Cena Lezama Lima", nome de um famoso intelectual cubano. 

O filme dos diretores Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío pode lembrar um pouco o banquete de "A festa de Babete", mas os temas discutidos em Morango e Chocolate são bem distintos, e bem mais amplos.

Beijos gourmandes! :*

Fazendo bolo

Vai fazer bolo pela primeira vez? É muito fácil e prazeroso juntar os ingredientes, assá-lo, receber os elogios pela bela apresentação à mesa... Enfim, fazer um bolo é demonstrar o amor e carinho por quem vai comê-lo, não é mesmo?

Para quem está aprendendo, alguns truquinhos e dicas são muito úteis. Vou listar alguns deles, e se alguém quiser complementar a listinha, já sabe: é só mandar pra cá que a gente publica na hora! ;)


  1. Prefira ingredientes frescos, eles dão mais qualidade à receita! Confira o prazo de validade de leite, ovos, fermento biológico, etc.
  2. Comece sempre pelos líquidos: gemas, manteiga (ou margarina, ou óleo...) e  açúcar. A ideia é que as misturas fiquem completamente homogêneas. O conceito do homogêneo é muito importante para bolos. 
  3. Todos os ingredientes em pó devem ser peneirados ao serem acrescentados à massa. Por quê? Porque acrescentam ar à massa, e isso faz com que ela fique macia e fofinha! ;)
  4. Bata as claras em neve, pois elas também acrescentam ar à massa! ;)
  5. Unte e enfarinhe a forma , pois ajuda o bolo a não grudar. Desenformar vira tarefa fácil e simples!
  6. Ao acrescentar o fermento (que é a última coisa a ser feita), faça-o delicadamente, sem bater.
  7. Pré-aqueça o forno, pois a massa receberá calor por inteiro.
Gostou das dicas? Tem mais alguma que queira compartilhar? Manda pra cá!

Beijos gourmandes! :*



Sobre as 1001 utilidades do açúcar

O blog Decoracasas, da fofa Flávia Ferrari, publicou um textinho tão bacana sobre o açúcar que fiz questão de guardá-lo para compartilhar aqui! Conhece outros truquinhos e dicas sobre o açúcar? Quer compartilhá-los? Manda pra cá que a gente posta!

Copio-o na íntegra para que vocês possam conferir as dicas preciosas:


Hoje vamos falar sobre o açúcar. 
Diferente do que a maioria das pessoas imagina, o açúcar não serve somente para adoçar as receitas. 
Ele age como agente emulsificante ao incorporar ar quando é misturado à gordura. 
Ele é um agente espumante quando misturado aos ovos. 
Enfraquece a estrutura do glúten do trigo contribuindo para a maciez e estrutura mais fina dos bolos e tortas. 
No caso dos pães, ele alimenta o fermento biológico. 
Também dá cor aos assados. 
Atrasa a coagulação da proteína dos ovos (no caso dos pudins). 
É considerado um conservante na preservação de geleias. 
Portanto, quando você pensar em diminuir a quantidade de açúcar num bolo, torta ou pão considere também esses aspectos e faça também outras substituições que compensem. Coloque, por exemplo, um pouco mais de fermento na massa do bolo, acrescente um pouco mais de farinha e de gordura. 
Outra dica [de que] gostamos muito é substituir o açúcar refinado por demerara batido no liquidificador. O açúcar demerara passa por um processo especial que não utiliza aditivos químicos nos processos de branqueamento e portanto mantém as mesmas propriedades do açúcar mascavo, enquanto que o açúcar refinado perde praticamente todas as vitaminas e sais minerais nesses processos. 

Fonte: http://www.decoracasas.com.br/


Beijinhos gourmandes! :*

Tipos de panela para cada alimento

Receita de massa caseira com molho pesto


Porque nós merecemos comer massa feita em casa, sim, senhor!! :)

E dou especial atenção à fofura absoluta da pequena Lucía, essa argentina lindinha que tem que ficar ajoelhada sobre o banquinho para cozinhar, mas já tem savoir-faire de gente grande!!!

Beijinhos gourmandes! :*