Para quem acabou de descobrir que ama cozinhar. Para quem cozinha há um tempão. E para quem quer aprender. Receitinhas gostosas e fáceis, dicas e truques. Você manda e nós publicamos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os cheiros dos alimentos em Paul Auster

Inauguro uma nova etiqueta neste blog querido. E ela tem a ver com uma grande paixão: a Literatura. Minha ideia é falar de textos e contextos que envolvem Literatura e cozinha, textos e fragmentos que vão surgindo espontaneamente, como o primeiro que publico aqui: um fragmento de Invisível, de Paul Auster, que fala de cheiros na cozinha. Simplesmente adorável.

Virei sempre que encontrar algum fragmento que valha a pena. Porque a gente usa o verbo devorar também para livros, e porque as leituras a gente também tem que digerir.

Boa leitura, bom apetite!


Quando
 entrei no apartamento, fiquei logo impressionado com o cheiro de comida no fogo – um cheiro sublime e delicioso, eu achei, mais sedutor e aromático do que qualquer outro vapor que eu já havia inalado. Por acaso a cozinha foi o primeiro lugar para onde nos dirigimos – a fim de pegar um vaso para as flores – e, quando olhei de relance para o fogão, vi a grande panela tampada que era a fonte daquela fragrância extraordinária.
                Não tenho nenhuma ideia do que está aí dentro, disse eu, apontando para a panela, mas, se meu nariz vale alguma coisa, três pessoas vão ficar muito felizes esta noite.
                Rudolf me contou que você gosta de carneiro, disse Margot, então resolvi fazer um navarin – carneiro ensopado com batatas e navets.
Nabos.
Não consigo nunca lembrar essa palavra. É uma palavra feia, eu acho, e dizê-la faz minha boca doer.
Tudo bem, então. Vamos bani-la da língua inglesa.

In:  AUSTER, Paul. Invisível. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  Pág. 34.

Beijos gourmandes! :*

Biazinha

P.S.: Acho que esse diálogo é adorável para uma visita aos amigos. São frases que sempre deveriam ser ditas quando somos convidados a um almoço ou jantar; a gentileza das palavras de "Não tenho nenhuma ideia do que está aí dentro, disse eu, apontando para a panela, mas, se meu nariz vale alguma coisa, três pessoas vão ficar muito felizes esta noite." me faz feliz só de pensar nelas. São parte da boa etiqueta de comensais e anfitriões. E tenho dito. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário